quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Albertina Berkenbrock

Folha de S. Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Brasileira Albertina Berkenbrock é beatificada em Santa Catarina

A catarinense Albertina Berkenbrock foi beatificada pelo Vaticano, ontem, em Tubarão, Santa Catarina.Nascida em 1919, morreu degolada aos 12 anos, depois de resistir a uma tentativa de estupro. Após a tragédia, a menina ganhou fama de milagreira. Ela foi considerada mártir por morrer defendendo a castidade.
Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia, que também contou com a presença de um representante do Vaticano, o cardeal português José Saraiva Martins, que confirmou a beatificação. Para Albertina ser santificada, terá de ser provado um milagre de sua autoria.

***

Folha de S. Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Padre espanhol e coroinha são beatificados em cerimônia no RS

Cerca de 20 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, presenciaram a beatificação do padre espanhol Manuel Gómes Gonzáles (1877-1924) e do coroinha Adílio Daronch (1908-1924), em Frederico Westphalen (448 km ao norte de Porto Alegre). A cerimônia teve a presença de dom Zeno Hastenteufel, bispo da cidade, e do cardeal José Saraiva Martins, que veio do Vaticano, informou a polícia.
Gonzáles e Daronch foram mortos em 1924, perto de Três Passos (RS), onde fariam uma missa para colonos de origem alemã. Eles foram encontrados no povoado de Feijão Miúdo, fuzilados e amarrados a uma árvore e, por isso, foram considerados mártires da Igreja Católica. Os corpos foram enterrados em Nanoai (RS).

Nenhum comentário: