terça-feira, 18 de setembro de 2007

AMOR É O VINHO NOVO

Quando falamos em casamento, à luz do evangelho, nos lembramos sempre das Bodas de Caná, do vinho novo tão desejado pelos casais.
Percebemos nesta passagem a riqueza da sua mensagem, as talhas de água que nos remetem ao nosso esforço para sermos melhores um para o outro, a nossa dedicação, que é para Deus a matéria prima para a realização do milagre da transformação. Vemos Maria como a mãe intercessora; o carinho de Jesus com a família realizando nela o seu primeiro milagre e muito mais; mas me atenho neste momento às palavras do chefe dos serventes, após provar da água tornada vinho: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.” (João 2, 10)
Voltemos ao início da família, o tempo de namoro, nesse período, infelizmente, mais que entregar primeiro o vinho bom, o que vemos são jovens entregando todo vinho. Queimam etapas, não se conhecem e, quando chegam ao casamento, se chegam, já não têm mais vinho e a festa se acaba.
É preciso saber administrar o nosso vinho, o melhor de nós; não guardá-lo em reservas, mas servir sempre ao outro o vinho bom: “Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.” (João 2, 10). “Até agora”, significa para sempre, hoje, tempo atual, diferente do que fazemos na prática: no tempo de namoro e noivado, todo carinho, respeito, atenção e, quando chega ao casamento, à medida que o tempo passa, deixamos de servir o vinho bom para servir vinagre, e exigimos que o outro o beba feliz.
O que fazemos no período de namoro e noivado é deixar o outro embriagado com o nosso vinho bom e, quando essa “embriagues” passa, o outro percebe que estava bebendo vinagre. Ninguém vai a uma festa para beber vinagre, queremos sempre vinho bom, porque sabemos que ele existe, o experimentamos no início da festa.
Se tivéssemos que escolher entre servir o vinho bom no namoro, no noivado ou no casamento, deveríamos servir o pior no namoro e noivado e guardar o melhor para o casamento que, em tese, é um período muito maior! Mas não precisamos escolher, podemos servir sempre o vinho bom, mas como conservar o nosso vinho sempre bom, é a pergunta.
A resposta está no evangelho, Jesus precisa ser convidado diariamente a participar dessa festa, devemos também apresentar a nossa água a Maria para que ela a leve a Jesus, para que milagres aconteçam; mantermos o zelo de não servir vinagre àquele ou àquela que merece beber o nosso melhor vinho.
Não há dúvidas de que o casamento é sim uma linda festa, festa de amor, mas que necessita de dois convidados que fazem questão de participar: Jesus e Maria.

Comunidade Luz e Vida

Fonte: http://www.misericordia.com.br/

Nenhum comentário: